Planejamento e gestão de carreira: 3 Passos para você definir suas metas profissionais



Você já planejou sua carreira em algum momento da sua trajetória profissional? Se a sua resposta for sim, como você descreveria sua experiência? Conseguiu alcançar os objetivos que havia estabelecido? Se a sua resposta for não, quais foram os fatores que te levaram a não planejar sua carreira? Medo, insegurança, falta de tempo, etc. (Reflita sobre essas perguntas enquanto você me acompanha nessa leitura).

Planejamento de Carreira e Achismos

O Planejamento de Carreira é cercado de achismos, não é difícil encontrarmos profissionais desorientados e infelizes por não terem dedicado um tempo da sua vida para planejarem suas carreiras por equívocos a respeito da Gestão e Planejamento de Carreira.

Na sequência você verá os 3 erros mais comuns sobre o planejamento de carreira:

1º - Planejamento de Carreira é o mesmo que Teste Vocacional


A confusão entre essas duas práticas é compreensível, uma vez que, essa percepção é construída a partir da ideia que a profissão escolhida no momento do vestibular deverá ser a mesma até os dias de aposentadoria, e, é nutrida pela constante busca de segurança e estabilidade profissional que assombra desde jovens estagiários a profissionais sêniores no mercado, então não é raro quando se pergunta para um profissional se ele tem um planejamento pessoal de carreira a resposta for “eu escolhi fazer contabilidade”.

2º - Confundir profissão com ocupação no planejamento de carreira


Primeiramente, Profissão e Ocupação são dois termos semelhantes porém com aplicações distintas, Profissão é o que você é, Ocupação é o que você faz, vamos a um exemplo: um contador (profissão) ocupa-se do cargo de professor universitário (ocupação). É importante distinguir esses termos, uma vez que a infelicidade na carreira não necessariamente está associada à profissão, mas sim a ocupação.

3º - Planejamento de carreira é feito apenas uma única vez na vida


Esse erro é o mais perigoso e o mais fácil de se apegar, porque de certa forma promete uma certa segurança, mesmo que faça do profissional uma pessoa infeliz naquilo que faz. Então quantas vezes é preciso fazer um planejamento de carreira? A resposta é simples: SEMPRE! O planejamento de carreira não tem data de validade, ele não termina só porque você concluiu um curso ou conseguiu um emprego bacana.

Na sequência você vai conferir 3 passos infalíveis para seguir no momento de construir um planejamento de carreira:

1º - Na fantasia do mundo sem dinheiro, a sua profissão seria a mesma?
Convido-lhe a imaginar-se em uma realidade onde todos os trabalhos não possuem remuneração, tudo o que existe é familiaridade e vontade, agora se pergunte “Nessa hipótese minha profissão seria a mesma?” Se sim, ótimo, você faz o que realmente te realiza, se a resposta for não, qual seria a profissão que te faria um profissional realizado?

2º - Auto realização: nesta etapa visualize sua carreira como um vídeo game, com fases, obstáculos e conquistas. Imagine que sua profissão é um avatar equipado para lutar, e a carreira são as decisões que o jogador está tomando para vencer os desafios e conquistar a vitória.

Agora eu te pergunto, o que vale um avatar sem uma meta/objetivo? Há uma constante tentativa de separar a vida pessoal da vida profissional, o que é possível até certo ponto, a felicidade no trabalho está diretamente associada às recompensas que o Eu (indivíduo) terá ao realizar determinada demanda. Portanto, antes de se ver profissional, se veja como uma pessoa, com anseios, vontades, sonhos e metas.

3º - Planejamento não é só uma palavra bonita: no dia a dia profissional é comum escutarmos e reproduzirmos o termo planejamento, mas na sua vida pessoal, o termo planejamento faz sentido? Se sim, você o emprega na prática? Planejar vai além de fazer um check list no caderninho, é necessário ter uma visão estratégica e crítica (construtiva) sobre a própria carreira, saber o momento certo de agir, se preparar para decisões difíceis e principalmente, escolher o melhor momento de investir em uma mudança profissional.

Exemplo: se um profissional deseja se desvincular dos seus sócios de um escritório de contabilidade que trabalha a anos para constituir o seu próprio escritório, este não poderá simplesmente tomar a decisão do dia para a noite e chutar o balde. É preciso fazer perguntas, tais como:

Tenho uma reserva financeira? Se sim, por quanto tempo consigo me manter no positivo?

Quais investimentos precisarei fazer para me capacitar em skills (habilidades) que desconheço?

Qual o melhor momento de comunicar minha decisão aos meus sócios?

Quais novas responsabilidades terei com essa nova realidade? Etc.

O exercício é:

Sua carreira é o compilado de decisões que você tomou até hoje, sem julgamentos, permita-se encontrar meios de estabelecer uma harmonia entre suas realizações pessoais e profissionais, de forma que, quando os desafios aparecerem, você esteja alinhado e preparado para agir sem surpresas.

Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista. Sucesso!

Fonte: Carreira