CMN autoriza cooperativas de crédito a oferecem cartões de crédito e carteiras digitais

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou as cooperativas de crédito a oferecerem carteiras digitais e emitir cartões de crédito aos seus associados.
A reunião do órgão aconteceu na quinta-feira (24), mas devido ao ponto facultativo no setor público em dias de jogos da seleção brasileira, o resultado da votação sobre o tema saiu apenas na sexta-feira (25), na parte da tarde.
As instituições também poderão atuar como credenciador e iniciador de transação de pagamentos para o público geral, ou seja, em casos em que o cliente faz uma compra ou outra operação sem entrar no app do banco.
As alterações fazem parte da Nova Lei do Cooperativismo de Crédito, sancionada no final de agosto, que permitiu uma série de flexibilizações aumentando a atuação das cooperativas de crédito e aproximando o setor aos bancos comerciais.
Em nota, o BC explicou que a nova lei aumenta as ferramentas disponíveis às cooperativas de crédito, que poderão oferecer aos cooperados mais produtos financeiros, aprimorar a governança e melhorar a estrutura organizacional.
“Certamente, [as cooperativas de crédito] ocuparão maior espaço no mercado financeiro, aumentando a competitividade no Sistema Financeiro Nacional”, destacou o comunicado.
Outra mudança aprovada pela CMN foi o aprimoramento da atuação do fundo garantidor das cooperativas, que auxilia associados de outros bancos que quebram ou são liquidados.
O Banco Central afirma que as cooperativas de crédito devem obrigatoriamente associar-se ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que será regido por regras específicas da CMN.

Fonte: Economia