Jargões corporativos: veja 3 palavras que perderam o sentido com o tempo.

A comunicação é algo fundamental dentro das empresas, principalmente quando o assunto é ter sucesso e uma equipe bem alinhada. Contudo, a eficácia dessa comunicação pode ser comprometida pelo uso excessivo e, por vezes, inadequado de jargões corporativos.
Apesar de serem ferramentas úteis para transmitir ideias de forma rápida, alguns desses termos muito usados no mundo corporativo perderam força por conta do uso exagerado, e muitas vezes equivocado, revelando uma lacuna entre a intenção e a compreensão real dentro das empresas.
Dentre os termos que com o tempo foram perdendo o sentido estão:
Inovação; Disrupção; Sinergia.
As palavras citadas anteriormente viraram clichês e, em vez de agregar valor, acabaram gerando confusão ou até desconfiança.
Entretanto, o problema vai além do incômodo, uma vez que, quando as empresas e profissionais se apoiam demais nesses jargões sem apresentar resultados concretos, acabam perdendo credibilidade.
Além desse ponto, o uso dessas palavras pode refletir a dinâmica de poder dentro do ambiente de trabalho.
O professor e especialista em liderança na Universidade de Columbia, descobriu que o uso excessivo de jargões está ligado à insegurança.
“Tendemos a usar esses termos quando queremos parecer mais importantes ou confiantes, especialmente em situações de incerteza”, explica.
Pode-se ainda dizer que profissionais em cargos mais altos costumam usar palavras rebuscadas e estrangeirismos para reforçar sua autoridade, enquanto funcionários operacionais adotam uma comunicação mais clara e objetiva para lidar com as tarefas do dia a dia, mostrando como a linguagem pode reforçar barreiras dentro da empresa e dificultar uma comunicação eficaz.
Na tentativa de se destacar, empresas e profissionais devem focar em mensagens objetivas e baseadas em ações concretas, uma vez que fazem diferença quando vêm acompanhadas de resultados reais.

Fonte: Empresariais.