Bom momento econômico faz empreeendedor apostar na busca do conhecimento

Ampla participação de empresários em evento no Pará mostra interesse do segmento por conhecimento e caminhos para inovação

Clara Favilla, enviada especial da ASN

O bom momento econômico vivido pelo Brasil incentiva a procura pela inovação como fator de aumento da competitividade dos negócios em um mundo globalizado. Essa energia que empurra a busca do novo – do conhecimento que agrega valor ao que se produz e comercializa – ficou evidente entre os participantes do 5º Encontro Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Pará. Cerca de 3 mil participantes disputaram palestras de especialistas e demonstração de casos de sucesso, para conhecer práticas de sucesso comprovadas no dia-a-dia.


Ficou também evidente que a inovação não passa necessariamente pela aquisição de novos equipamentos ou maiores custos, mesmo que em um primeiro momento. Mas na incorporação de um princípio bastante simples na atividade empreendedora que é o de se assumir riscos, por exemplo. Não é bastante apenas uma boa idéia. Muitas delas ficam arquivadas por falta de um bom parceiro, seja para o acesso a recursos financeiros, seja para acesso a mercados. Há casos de um mesmo parceiro fornecer as duas possibilidades ao empreendedor corajoso, dono da idéia.


Esse tipo de associação bastante compensadora para todas as partes, entre empresas de maior e de menor porte, ou mesmo informais, ficou bastante clara aos visitantes da 1ª Amostra de Empreendedores, um dos eventos paralelos ao 5º Encontro Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Pará, ocorrido no Centro de Convenções da Amazônia em Belém até sábado (21). A Amostra trouxe vários designers de roupas, de acessórios como bolsas e bijuterias que viabilizam o trabalho de um grande contingente de mão-de-obra, sobretudo feminina.


O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, ressaltou, durante a cerimônia de abertura do Encontro, que muitas das inovações em prol do faturamento e mesmo da formalização de micro e pequenos negócios estão previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresas. E, para darem os resultados almejados precisam ser regulamentadas o mais rápido possível. Um dos pontos da lei trata das compras governamentais. O governo federal já está fazendo a parte que lhe cabe, assim como a maioria dos estados. Mas até o momento, 85% dos municípios brasileiros não se movimentaram em busca da necessária regulamentação.


Carlos Alberto elogiou os esforços dos governos municipais paraenses, inclusive o de Belém, para que a regulamentação da Lei Geral ocorra o mais rápido possível. Tudo indica que os maiores municípios paraenses, responsáveis por quase 80% da população total do Estado, concluam rapidamente os trabalhos legislativos nesse sentido. “O ideal é que a sanção das leis municipais regulamentadoras se dê por atacado, que se faça uma festa, que se reúna a população para a solenidade porque isso certamente dará maior energia ao processo em todo o País”, recomendou.


O 5º Encontro Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Pará foi promovido pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Fampep) e Sebrae, com apoio do governo do Pará, da prefeitura de Belém e de várias entidades representativas do segmento, inclusive comerciais e de instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banpará. O anfitrião foi o presidente do Fampep, Álvaro Cordoval de Carvalho.


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A 1ª Mostra de Empreendedores das Micro e Pequenas Empresas reuniu a produção de oito das 48 empresas integrantes do Pólo Joalheiro, atendidas pelo Projeto Comércio Brasil: Bazdu, Bazola, Fora d'Água, Madame Floresta, Amazônia Kamã, Rosa Leal Bolsas, Artesanato Juruá e Fluídos da Amazônia. Alguns dos empresários também representavam o Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama).


O Projeto Comércio Brasil, em vigor desde 2008, também atende os segmentos de acessórios, embalagens, móveis, alimentos, cosméticos e artesanato de Belém e do interior do Estado. Em 2009, até outubro, as empresas do projeto, que facilita o acesso e o relacionamento de micro e pequenas empresas a novos canais de comercialização, conseguiram negócios em torno de R$ 7 milhões.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362 www.agenciasebrae.com.br