DELEGADO DO MEIO AMBIENTE

Nesta ultima quinta feira, 15/07/2010 nosso diretor Técnico Sr Paulo Godoy foi nomeado Delegado do Meio Ambiente de São Caetano do Sul, em homenagem na sede da ONAPROMA -Organização Nacional ao Meio Ambiente o mesmo discursou (em Resumo)


Um tema que figura em discursos sociais, políticos, econômicos e institucionais é a degradação do meio ambiente, resultante da visão tradicional de desenvolvimento que antropocentricamente, tem dicotomizado o homem e a natureza, Contudo, começa-se a desenvolver-se uma consciência da inter-relação e interdependência dos processos humanos com os biológicos.


Diante de varias crises ambientais e acidentes, inicia-se uma série de reflexões sobre esse tema, nas mais diversas áreas do saber: mais especificamente, procurar-se-á mostrar como o meio ambiente é tratado. Para isso evidenciar-se-á quais os discursos sobre meio ambiente tem prevalecido no meio internacional, pois sendo o Brasil um pais periférico, as estratégias, as decisões e as práticas organizacionais adaptam-se a esses conceitos.


Observa-se ainda que no mundo organizacional, a preocupação com o meio ambiente figura, hoje, sob o nome de sustentabilidade, existem diversos conceitos sobre a sustentabilidade, no sentido de sobrevivência da organização e seu negócio. Sob pressões sociais as organizações têm tentado abarcar o discurso, ambientalista, principalmente no que concerne a possibilidade de manter-se mercados e conquistar vantagens competitivas em relação às outras organizações.


Declarou ainda:


Tendo voltado recentemente dos USA onde pude sobrevoar parte do desastre ambiental no Golfo do México, fui informado que ocorreu devido a uma falha técnica associada a erro humano:
Óleo ou Gás teriam entrado no revestimento da tubulação do poço, e a tripulação teria demorado a acionar os equipamentos de segurança, que impediriam que os fluidos chegassem à plataforma sem controle e provocassem o incêndio. As chamas da plataforma chegaram a 90 metros de altura e podiam ser vistas a uma distância de 56 quilômetros.
Boa parte do vazamento - estimado em 689 milhões de litros de petróleo e 340 milhões de metros cúbicos de gás - foi quebrada em gotículas por dispersantes químicos na região do poço. Isso reduziu o impacto direto do petróleo nas praias e manteve muito do óleo e do gás  em suspensão na água.
Se esses impactos persistirem, os cientistas advertem que uma alteração da vida marinha  poderá ter um efeito em cascata sobre todo o ecossistema e colocar em perigo toda a cadeia  biológica nos próximos 100 anos.
Finalizou: Devemos sim cuidar do meio ambiente, mas sempre priorizar-mos os seres  humanos, que é a parte mais importante do meio ambiente, o que seria do meio ambiente   sem seres humanos ?