28/5/2010

Os fatos que reflitam em lançamentos contábeis de exercícios futuros, serão conservados até que ocorra a decadência (5 anos) do direito da fazenda pública constituir débitos tributários junto ao contribuinte relativo a esses exercícios.


 


(Decreto 4.544, de 26/12/2002)

28/5/2010

Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.


 


Consideram-se, também, como acidente do trabalho:


 



  1. Doença profissional: assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

  2. Doença do trabalho: assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no item 1. 

A relação de agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho estão relacionadas no anexo II do Regulamento da Previdência Social – RPS.

28/5/2010

A Superintendência Regional da Receita Federal, 8ª Região Fiscal, aprovou a seguinte ementa através da Solução de Consulta em referência:


 


Equiparam-se a estabelecimento industrial:


 


a)       os importadores de produtos de procedência estrangeira que deram saída a esses produtos;


b)       os estabelecimentos (atacadistas ou varejistas) que receberem diretamente da repartição aduaneira que efetuou o desembaraço produtos importados por outro estabelecimento da mesma firma;


c)       as filiais atacadistas que comercializam produtos importados ou por outro estabelecimento da mesma firma.


 


Respeitadas as condições legais e regulamentares para a sua utilização, admite-se o crédito referente ao imposto pago no desembaraço aduaneiro, por estabelecimento industrial ou equiparado, bem assim o crédito do imposto mencionado na nota fiscal que acompanhar os produtos de procedência estrangeira diretamente da repartição que os liberou, para estabelecimento, atacadista ou varejista, do próprio importador.

28/5/2010

O art. 21 da Lei 8.213/91 dispõe as situações que se equiparam também ao acidente do trabalho:


 



  1. O acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

 



  1. O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de:

a)     Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;


b)    Ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;


c)     Ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;


d)    Ato de pessoa privada do uso da razão;


e)     Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior.


 



  1. A doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

 



  1. O acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

a)     Na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;


b)    Na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;


c)     Em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão de obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;


d)    No percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.


 


Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

21/5/2010

A campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), que começou no dia 8 de março, chega ao fim hoje (21/05) e o Estado de São Paulo se apressa para tentar vacinar mais 2,5 milhões de pessoas. Até agora foram 13,5 milhões de pessoas imunizadas, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no dia 13 de maio. A meta é atingir 16 milhões.


Nesta etapa, estão sendo vacinadas as pessoas que tem entre 30 e 39 anos, além dos demais grupos – chamados prioritários – que ainda não tomaram a vacina.


De acordo com a Secretaria de Saúde da capital paulista, Maria Lígia Ramos Nerger, caso a meta não seja atingida a campanha de vacinação poderá ser prorrogada.


Informações importantes


Doentes crônicos com idade inferior a 60 anos só poderão receber a dose se apresentarem o atestado da doença, pois a meta foi atingida.
Criança menor de 2 anos e com doença crônica até 8 anos deve tomar a segunda dose para ficar totalmente imunizada.

21/5/2010

A entrevista de desligamento, apesar de não pressupor nenhuma fundamentação legal, é uma ferramenta bastante utilizada pela maioria das empresas que se preocupam principalmente com o alto custo gerado no processo de desligamento de um empregado e também no processo de contratação de outro em seu lugar.


Esta é uma das formas onde a empresa poderá obter informações importantes em relação ao ambiente de trabalho ou em relação aos próprios empregados que normalmente não se manifestam em função da sua inibição em revelar fatos ou situações que ocorrem na empresa enquanto mantém o vínculo empregatício.


A entrevista pode ser feita tanto nos casos de pedido de demissão como em qualquer outro caso de desligamento, dependendo do interesse do empregador. De preferência que seja aplicada pela área de Recursos Humanos da empresa e que seja realizada no dia em que o empregado manifestar sua vontade de se desligar da empresa, pois há ainda a possibilidade de que, antes de concretizar o desligamento, o empregado seja reaproveitado em outra função ou setor em que tenha interesse.


O objetivo da entrevista de desligamento é obter dados ou informações importantes para a empresa em relação a vários aspectos, tais como seleção de pessoal, treinamento, relacionamento interpessoal, liderança, motivo do desligamento, ambiente e condições de trabalho, clima organizacional, entre outros.


A entrevista de desligamento tem por finalidade demonstrar o que está realmente acontecendo na empresa e buscar propor, por meio de constatações dos fatos, através das tabulações realizadas, melhorias ou mudanças nos procedimentos, tais como treinamentos diferenciados, melhoria na comunicação interna, realocar as competências humanas, rever a política salarial, criar melhores condições para o crescimento profissional e estabelecer ferramentas para melhorar o clima organizacional.


Há que se destacar a importância na escolha do profissional que irá fazer a entrevista, pois além de ser uma pessoa imparcial em relação ao empregado que está sendo desligado, de preferência que seja um profissional da área de Recursos Humanos. Ainda que o entrevistador não seja formado em psicologia é importante que conheça bem a empresa, os aspectos principais que deverão ser pontuados e que este profissional tenha a habilidade e competência de fazer com que o entrevistado sinta confiança em lhe passar todas as informações sem qualquer constrangimento.


As informações coletadas nas entrevistas de desligamento devem ser tabuladas, de preferência mensalmente, pela pessoa que faz as entrevistas ou por psicólogo, relatando à Gerência de Recursos Humanos todos os aspectos relevantes levantados, para que se possa, a partir destes resultados, traçarem os planos para reverter eventuais situações que se apresentam desfavoráveis.

21/5/2010

Os estabelecimentos comerciais em geral, inclusive shopping centers, prédios públicos e privados que tenham em seu exterior ou interior vitrines e assemelhados deverão colocar tarja sinalizadora que esteja de acordo com as especificações previstas neste ato.


Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, decreta:


Art. 1º - É obrigatória, nos termos da Lei nº 14.886, de 14 de janeiro de 2009, a colocação de tarja sinalizadora em vitrines e assemelhados existentes nos locais referidos no artigo 2º deste decreto.
§ 1º - As vitrines e assemelhados aos quais se refere a Lei nº 14.886, de 2009, são aquelas que apresentam características de transparência capazes de dificultar sua delimitação, podendo causar acidentes às pessoas.
§ 2º - Entendem-se por assemelhados todos os obstáculos ou barreiras confeccionados com material que apresente as características mencionadas no § 1º deste artigo, tais como paredes, portas e divisórias.


Art. 2º - Estão sujeitos às disposições da Lei nº 14.886, de 2009, e deste decreto, os estabelecimentos comerciais em geral, inclusive shopping centers, prédios públicos e privados, que tenham em seu exterior ou interior vitrines e assemelhados.


Art. 3º - A tarja sinalizadora deverá atender às seguintes especificações:
I – estar instalada ao longo de toda a vitrine ou assemelhado, podendo varia sua altura entre 0,50m (cinquenta centímetros) e 1,50m (um metro e cinquenta centímetros), medida a partir do ponto mais alto do solo ou do passeio imediatamente abaixo da vitrine ou assemelhado;
II – possuir largura mínima de 0,02m (dois centímetros);
III – apresentar cor ou textura que a destaque na vitrine ou assemelhado.
Parágrafo único – A tarja sinalizadora poderá conter anúncio indicativo, desde que atenda à legislação específica.


Art. 4º - A não inobservância das disposições constantes da Lei nº 14.886, de 2009, e deste decreto acarretará ao infrator a aplicação de multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), dobrada em caso de reincidência.
Parágrafo único – O valor da multa será reajustado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, acumulada no exercício anterior, ou por outro índice que vier a substituí-lo.


Art. 5º - Compete às Subprefeituras, no âmbito de seus respectivos territórios, fiscalizar o cumprimento das disposições contidas na Lei nº 14.886, de 2009, e neste decreto, bem como aplicar as sanções cabíveis.


Art. 6º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

14/5/2010

Avanço foi influenciado pelos preços ao produtor. Resultado ficou acima do esperado por analistas.


A Inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) acelerou em maio e ficou em 1,11%, contra o 0,63% registrados em abril, informou  a Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (13).


O avanço do índice foi influenciado principalmente pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), de 0,51% para 1,34%.


Os outros dois componentes do índice recuaram em maio ante abril: o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), de 0,80% para 0,64%; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), de 1,01% para 0,77%.


O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.


O resultado ficou acima do esperado por analistas, que previam alta de 0,78%.


 


 

14/5/2010

Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pelo grupo HSBC. Segundo o levantamento, o índice de confiança das empresas brasileiras no comércio exterior está acima da média verificada entre pequenos e médios de 17 países.


A pesquisa entrevistou 5.120 empresários que operam com importação e exportação. Participaram da pesquisa empresas que faturam até US$ 250 milhões. No Brasil entraram 300 empresas com receita até R$ 100 milhões anuais, de segmentos como indústria, agronegócio, atacadistas, varejistas e construtoras. O índice de confiança médio dos 17 países pesquisados ficou em 116. O Brasil ficou com índice maior, de 129. O índice varia de 0 a 200. Nessa escala 200 é o nível de confiança mais alto e 100, neutro. Os dados foram coletados em fevereiro e março.


Além de ter ficado em nível acima da média, as empresas brasileiras tiveram aumento do índice de confiança no comércio exterior em relação à pesquisa anterior feita pelo banco, com dados coletados no terceiro trimestre de 2009. Naquele levantamento, o índice da confiança dos brasileiros estava em 110. Para Rodrigo Caramez, diretor de produtos pessoa jurídica do HSBC, o salto reflete a mudança de cenário, com a perspectiva de recuperação de mercados após a crise. “É o resultado da percepção de maior liquidez de crédito, com mais acesso ao financiamento.”


Eric Striegler, diretor de comércio internacional do HSBC, chama a atenção para a diferença do índice de confiança entre países emergentes e os chamados desenvolvidos. Pela pesquisa, os desenvolvidos ficaram com índice médio de 106 pontos e os emergentes 122, com intervalo de 16 pontos. Houve também ampliação da diferença de confiança entre os dois grupos de países. No levantamento anterior, a diferença havia sido de 13 pontos. Dos entrevistados, 70% acreditam que haverá crescimento do volume das operações de troca para os próximos seis meses. Dentro desse grupo, 35% operam que o crescimento seja significativo.


A China é atualmente o maior destino dos embarques brasileiros. A pesquisa mostra, porém, que entre os pequenos e médios o foco principal é o mercado regional. Para as pequenas e médias empresas brasileiras, os parceiros mais importantes estão na América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá.



 

14/5/2010

Férias é o período de descanso anual, que deve ser concedido ao empregado após o exercício de atividades por um ano, ou seja, por um período de 12 meses, período este denominado “aquisitivo”. As férias devem ser concedidas dentro dos 12 meses subsequentes à aquisição do direito, período este chamado de “concessivo”.


A lei não permite a conversão de todo o período em pecúnia, ou seja, “vender as férias”, apenas autoriza que 1/3 do direito a que o empregado fizer jus seja convertido em dinheiro.


Perderá o direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:


- deixar o emprego e não for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subsequentes á sua saída;
- permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias;
- deixar de trabalhar, com percepção do salário por mais de 30 (trinta) dias em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa. Neste caso a empresa comunicará ao órgão local do Ministério do Trabalho, com antecedência mínima de 15 dias, as datas de início e fim da paralisação total ou parcial dos serviços da empresa, e, em igual prazo, comunicará, nos mesmos termos, ao sindicato representativo da categoria profissional, bem como afixará aviso nos respectivos locais de trabalho; e
- tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente do trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.


A interrupção da prestação de serviços deverá ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social.


Novo período aquisitivo iniciará quando o empregado, após o implemento de quaisquer das condições previstas anteriormente, retornar ao serviço.


Eric Striegler, diretor de comércio internacional do HSBC, chama a atenção para a diferença do índice de confiança entre países emergentes e os chamados desenvolvidos. Pela pesquisa, os desenvolvidos ficaram com índice médio de 106 pontos e os emergentes 122, com intervalo de 16 pontos. Houve também ampliação da diferença de confiança entre os dois grupos de países. No levantamento anterior, a diferença havia sido de 13 pontos. Dos entrevistados, 70% acreditam que haverá crescimento do volume das operações de troca para os próximos seis meses. Dentro desse grupo, 35% operam que o crescimento seja significativo.


A China é atualmente o maior destino dos embarques brasileiros. A pesquisa mostra, porém, que entre os pequenos e médios o foco principal é o mercado regional. Para as pequenas e médias empresas brasileiras, os parceiros mais importantes estão na América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá.

13/5/2010

Receita Federal do Brasil abre nesta sexta-feira, 14 de maio, a partir das 9 horas, consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física-2005. 


Nesse lote estão 1.662 contribuintes. Terão direito à restituição 624 contribuintes, que receberão um montante de R$ 1.169.811,08. Um grupo de 553 contribuintes teve imposto a pagar no valor de R$ 4.464.574,24. Outro grupo de 485 contribuintes não teve imposto a pagar nem a restituir. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de 21 de maio de 2010, e terá correção total de 62,40%, correspondente à variação da taxa do SELIC do período.


Para saber se teve a declaração liberada o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou discar o Receitafone 146.  


Caso o valor não seja creditado na conta corrente, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome em qualquer banco.



 

13/5/2010

A Receita Federal do Brasil libera segunda-feira (10.05) às 9 horas, consulta ao lote residual multi-exercício do imposto de Renda da Pessoa física 2009 (ano calendário de 2008) e de 2008 (ano calendário de 2007).



No dia 17 de maio de 2010 serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes aos lotes residuais dos exercícios de 2009 (ano calendário de 2008) e 2008 (ano calendário de 2007), mediante depósito bancário, para um total de 95.005 contribuintes, totalizando R$100.000.000,00 (cem milhões de reais).



Para o exercício de 2009, serão creditadas restituições para 80.732 contribuintes, totalizando R$76.351.431,24, já acrescidos da taxa selic de 9,46% (período de maio/2009 a maio/2010). Desse montante, 13.158 contribuintes foram priorizados conforme a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), totalizando R$ 23.317.572,72.


Já para o lote residual de 2008, as restituições totalizam R$ 23.648.568,76 com correção de 21,53%, (período de maio/2008 a maio/2010) foram contemplados 14.273 contribuintes.


Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e o Receitafone pelo nº 146.


A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na Internet.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social- Ascom

7/5/2010

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina a inclusão de foto e impressão digital do polegar direito em títulos de eleitor. O projeto ainda precisa ser analisado no plenário da Casa e no Senado.


Caso o texto seja aprovado, todo o eleitorado brasileiro deverá ser recadastrado no prazo de até dois anos após a entrada da lei em vigor. A proposta também prevê que os títulos eleitorais devem conter data de nascimento, filiação, número do CPF e da carteira de identidade.


Com a medida, os deputados pretendem dificultar a ocorrência de fraudes durante o processo eleitoral.


Urna biométrica
O reconhecimento dos eleitores pelas digitais foi usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em três municípios nas eleições de 2008. Nesse sistema de urna biométrica, o eleitor é identificado por sua impressão digital e sua fotografia, que é reproduzida na folha de votação manuseada pelo mesário.


No pleito deste ano, a projeção é que mais de 1 milhão de eleitores utilizem o sistema. Segundo o TSE, dentro de oito anos todos os municípios do país terão urnas com leitores biométricos.

7/5/2010

Depois de meses de discussão, o governo federal anuncia uma séria de medidas para estimular o setor exportador e tornar os produtos brasileiros mais competitivos lá fora.


O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que o pacote terá efeito imediato, porque barateará os custos para o exportador brasileiro. No entanto, o ministro frisou que a economia mundial ainda passa por um período difícil e que há limites para o aumento da exportação de produtos brasileiros, já que muitos países ainda não estão em condições de elevar suas importações.


“Há limites porque todo mundo quer exportar. A Alemanha quer exportar mais, o Japão quer exportar mais, a concorrência fica mais difícil.”


Para Mantega, outras medidas tomadas pelo governo já contribuíram para melhorar as condições para o exportador, como a cobrança de IOF sobre o capital estrangeiro investido em ações e em renda fixa.


“O câmbio tem uma volatilidade menor desde que implantamos a medida do IOF.”

7/5/2010

É o que estabeleceu a SRRF – Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil – 9ª Região Fiscal, quando aprovou a seguinte ementa da Solução de Consulta 52/2010:


“Empresas optantes pelo Simples Nacional não estão sujeitas à Contribuição Previdenciária Patronal sobre a remuneração dos sócios, exceto aquelas que exerçam as atividades previstas no § 5º C do art. 18 da Lei Complementar nº 123/2006.


Lei Complementar 123/2006.
“Art. 18 –
§ 5º-C – Sem prejuízo do disposto no § 1º do artigo 17 desta Lei Complementar, as atividades de prestação de serviços seguintes serão tributadas na forma do Anexo IV desta Lei Complementar, hipótese em que não estará incluída no Simples Nacional a contribuição prevista no inciso VI do caput do artigo 13 desta Lei Complementar, devendo ela ser recolhida segundo a legislação prevista para os demais contribuintes ou responsáveis:
I – construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execução de projetos e serviços de paisagismo, bem como decoração de interiores;
II – (REVOGADO);
III – (REVOGADO);
IV – (REVOGADO);
V – (REVOGADO);
VI – serviços de vigilância, limpeza ou conservação.”

7/5/2010

A Secretaria da Fazenda de São Paulo criou uma nova funcionalidade que irá auxiliar os consumidores no momento de pedir a Nota Fiscal Paulista. Um cartão personalizado, com o nome, CPF e código de barras pode ser impresso diretamente do site do programa e tornará mais simples e prático inserir o número do documento na hora da compra. Pelo programa Nota Fiscal Paulista, que já distribuiu mais de R$ 2,7 bilhões aos participantes, o consumidor que informa o seu CPF ou CNPJ no momento da compra recebe de volta parte do imposto e ainda concorre a prêmios mensais.


A emissão do cartão é gratuita. Para fazer o seu, o consumidor precisa acessar o site da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br) e fazer seu login. Na opção "Configurar", deve clicar em "Cartão da Nota Fiscal Paulista". Outra tela se abrirá, já com seu cartão personalizado. Após esta operação, basta imprimir na melhor resolução disponível, recortar e dobrar onde indicado nas linhas pontilhadas. Se preferir, o consumidor pode plastificar seu cartão, para evitar desgaste.


Os consumidores que solicitam o documento fiscal e informam o seu CPF ou CNPJ, recebem até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento comercial proporcional ao valor da sua nota. Em pouco mais de dois anos, a Nota Fiscal Paulista já ultrapassou a marca de R$ 2,7 bilhões distribuídos aos consumidores que acreditaram na iniciativa do Governo do Estado.


O programa conta com mais de 8 milhões de participantes cadastrados e, desde seu início, em outubro de 2007, mais de 7,8 bilhões de documentos fiscais foram registrados na Fazenda. Para acompanhar os créditos no programa, aderir ao sorteio ou ter mais informações, acesse www.fazenda.sp.gov.br.


Passo-a-passo para obter o seu cartão da Nota Fiscal Paulista:


1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br);
2. Clique no banner da Nota Fiscal Paulista;
3. No menu superior à esquerda, clique em "Acesso ao Sistema";
4. Uma nova janela irá se abrir;
5. Digite seu CPF / CNPJ e insira sua senha pessoal e os caracteres que aparecem na tela;
6. Clique em "Acessar";
7. No menu superior, coloque o cursor do mouse no item "Configurar";
8. Clique na opção "Cartão NFP";
9. Se seu computador tiver a opção de bloquear "Popup", desative-a;
10. Clique em "Imprimir Cartão".

9/4/2010

A Engeman Manutenção, Instalação e Telecomunicações desde 1997 vêm prestando serviço de qualidade a seus clientes e a comprovação se dá pelo constante crescimento desta conceituada empresa do ramo de telecomunicações.


Por ser um mercado altamente competitivo e que exige grandes estratégias para uma excelente Gestão Empresarial a Engeman desempenhou com grandiosidade este papel, e a Diagrama acompanhou de perto esse trabalho, por isso homenageia seus diretores, por sua competência e garra, com o Prêmio de Destaque em Gestão Empresarial em 2009.


9/4/2010

Antes de tomar qualquer empréstimo, procure se informar sobre o mercado e as taxas de juros aplicadas. Atente sobre a política monetária, as características e linhas de crédito disponíveis e os intermediários que podem atender às suas necessidades.
Escolha três financeiras e várias propostas. Não se contente com a primeira que lhe aparecer, pois quanto maior for o volume de recurso procurado, valerá a pena buscar opções e comparar preços e prazos.


Relacionamento


Conhecer a financeira em que você tomará empréstimo é importante, para saber como ela trabalha e quais as vantagens que poderá lhe oferecer. As financeiras procuram conhecer ao máximo as necessidades do futuro cliente para então poderem conquistá-lo.


Depois de escolhida a financeira, leia atentamente as cláusulas do contrato e esclareça suas dúvidas. Um empréstimo deve ser feito por meio de acordo transparente e que não deixe questões abertas ou margem à dúvida.


Necessidades


As opções de tomada de crédito são muitas, bem como os valores a serem adquiridos. Mas o tomador deve prestar muita atenção e combinar crédito com a capacidade de pagamento. As parcelas do empréstimo não devem afetar as demais contas.


Vantagens


Ao tomar dinheiro emprestado , o pagamento deste é feito com juros. Por isso, verifique quais os cálculos feitos no crédito tomado. Cada intermediário tem uma maneira de calculá-lo: efetiva, real, nominal, de dentro e de fora. Para comparar as taxas, transforme os juros para a mesma base e prazo (anual, mensal).


Depois de analisar os juros, veja se está tendo tratamento personalizado. Evite as instituições que mudam de gerentes a toda hora e sem explicações. Além disso, note se o intermediário divulga informações e dados sobre a sua operação, em data e prazo confortável.


 

9/4/2010

Nem todos os membros da CIPA têm estabilidade no emprego. Somente os membros eleitos pelos empregados, titulares e suplentes, gozam de estabilidade provisória, isto é, não podem sofrer despedida arbitrária ou sem justa causa, desde o registro da candidatura até 1 ano após o término do mandato.


(Constituição Federal 1988 – ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – artigo 10, inciso II, letra “a”)

9/4/2010

O Programa 5S é uma ferramenta, dentre várias que conhecemos no mercado, utilizado para implantar o Sistema de Qualidade Total em uma empresa, em uma instituição e por que não dizer, na vida profissional e pessoal de cada indivíduo. Esse método surgiu no Japão pós-guerra com a finalidade de reestruturar, organizar e melhorar a produção das indústrias japonesas, tendo como objetivo superar a crise de competitividade.


O conceito do método 5S assim é chamado por ser composto por 5 palavras que começam com a letra “S”: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Este Programa trata-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, mas traz em sua essência a necessidade de mudanças de atitudes, pensamentos e comportamento pessoal, o que possibilitará, através da prática, alcançar os objetivos propostos.


A prática do metido 5S consiste em:


1º S – SEIRI (senso de utilização): separar as coisas necessárias (úteis) das desnecessárias (inúteis). Esta é a fase em que se deve organizar o trabalho de modo que só se utilize o que for realmente necessário, na quantidade certa e controlada de forma a facilitar as operações. Este primeiro senso também é interpretado como senso de utilização, arrumação, organização e seleção. Nesta fase age-se preventivamente e todo o grupo (equipe) deve estar treinado para diferenciar o útil do inútil para proporcionar redução de gastos com espaço e estoque, aumentar a produtividade, evitar compras de matéria-prima desnecessárias, diminuir acidentes de trabalho, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.


2º S – SEITON (senso de organização): ordenar e identificar as coisas para que qualquer pessoa possa encontrá-las quando desejado. Esta é a fase em que o objetivo é identificar e organizar todo equipamento ou material para que qualquer pessoa possa visualizar e encontrar de forma fácil e rápida. A idéia principal aqui é estabelecer um lugar para cada coisa, criar e padronizar as nomenclaturas, ordenar os materiais de trabalho, usar rótulos com cores diferentes para cada material, expor pontos críticos como máquinas que ofereçam riscos e localização de extintores de incêndio, eliminar objetos ou móveis que possam atrapalhar os corredores de locomoção.


3º S – SEISOU (senso de zelo ou de limpeza): criar e manter um ambiente físico limpo e agradável, eliminando as causas da sujeira e agindo preventivamente para não sujar. Esta é a fase em que se busca desenvolver em cada empregado a importância de estar em um ambiente limpo, o que proporciona um ambiente de trabalho de qualidade e segurança. O foco principal está na utilização adequada do local, das máquinas e equipamentos, agindo de modo a evitar que estas máquinas gerem ou acumulem sujeiras, mantendo equipamentos e ferramentas em boas condições de uso, dar destino adequado as sujeiras ou lixos que houver de forma a aumentar a produtividade das pessoas e das máquinas e evitando perdas e danos de materiais ou produtos, bem como de horas/homem trabalhadas em decorrência de acidentes.


4º S – SEIKETSU (senso de saúde e higiene): manter a qualidade da saúde física, mental e emocional no ambiente de trabalho. Esta é a fase em que se deve humanizar o ambiente de trabalho, em que todos já estejam comprometidos com os 3S anteriormente mencionados, em uma convivência de respeito de forma harmoniosa como pessoas e profissionais. Aqui se desenvolve o cuidado de cada empregado com si mesmo e com o colega de trabalho, eliminando condições inseguras na utilização de roupas (soltas) próximo a máquinas que geram riscos, a falta de utilização ou utilização inadequada de equipamentos de segurança, a obediência às normas de segurança, não fumar em locais inadequados, enfim, certificar de que o programa está sendo implantado e que as pessoas estão envolvidas efetivamente.


5º S – SHITSUKE (senso de autodisciplina): fazer dessas atitudes uma prática, incorporando o 5S como um modo de vida pessoal e profissional. Esta é a fase em que se verifica se a essência do programa foi alcançado e que, independentemente da fiscalização da empresa, as atitudes, pensamentos e comportamentos de cada um estão voltados à prática diária de cada senso. A autodisciplina requer de cada empregado a consciência e um constante aperfeiçoamento em atitudes diárias no uso da criatividade em sua atividade, na comunicação interpessoal, no compartilhamento de valores, onde cada empregado possa buscar desenvolver seu próprio senso de ordenação, assumindo o compromisso com a metodologia adotada, de modo que, fazendo sua parte, possa contribuir para o desenvolvimento do todo.


A aplicação deste método deve ser efetuada com critérios, supervisionada e orientada por uma equipe de implantação, a qual é responsável por conduzir o processo, orientando, esclarecendo dúvidas e fazendo visitas rotineiras nas áreas ou setores envolvidos.


Elaborar um cronograma para a implantação, estabelecer as ferramentas a serem utilizadas, dividir e estabelecer responsabilidades, bem como prazos de cumprimento, são medidas imprescindíveis para que o programa tenha êxito.


Uma das formas de incentivar e comprometer todo o grupo envolvido (equipe e empregados) é o registro da situação atual da empresa, nas diversas áreas, demonstrando através de um mapa de acompanhamento, os benefícios, as mudanças e a evolução dos resultados em cada área.


 

9/4/2010

A Alcatéia é uma empresa genuinamente nacional fundada em 1984 e distribuidora de produtos lideres no mercado tais como: Intel, HP, Sansung entre outros. Impulsionados por sua visão e seus valores vem cumprindo sua missão de converter tecnologia em negócios e ser o maior, mais veloz e mais inovador distribuidor de produtos de tecnologia no mercado Nacional. Como seu foco principal são seus clientes, tem excelência no mercado e mantêm um quadro de funcionários com mais de 240 colaboradores para garantir a qualidade no seu atendimento. Por isso a Diagrama homenageia esta admirável empresa e parabeniza seus Diretores Antonio Jerônimo Rodrigues, José Jerônimo Rodrigues (in memória), Jose Eduardo Rodrigues e Alberto Jeronimo Rodrigues pela Gestão Empresarial em 2009.


9/4/2010

A INDMOR desde 1994 trabalha com o desenvolvimento, projeto e construção de máquinas especiais. Seu compromisso com a qualidade total de seus produtos e serviços, tem a finalidade de superar as expectativas de seu mercado. Por isso investe continuamente na qualificação de seu pessoal, na atualização tecnológica e em processos que possibilitem a geração de produtos da mais alta confiabilidade. Esse comprometimento com seus clientes, vem consolidar-se com a Implantação e Certificação do Programa de Controle de Qualidade ISO 9001, conquistado em 2009. O reconhecimento desse trabalho é comprovado pelas empresas multinacionais que optaram por um produto nacional que reúne melhor relação custo x beneficio do que seus similares importados. A Diagrama vem homenagear estes empresários de sucesso e parabenizá-los por sua excelência na Gestão Empresarial em 2009.


9/4/2010

A Eurocar especializada na Instalação de ar condicionado de veículos automotores, é a maior instaladora e prestadora de serviços nesse segmento. Contam com equipes de engenheiros e técnicos altamente qualificadas para atender a seus clientes, que vão desde as montadoras até o consumidor final, concessionárias, locadoras e adaptadoras de veículos especiais em todo o território nacional e para outros países tais como : Argentina, Venezuela, Equador, Chile, Peru e África. Representada pelos irmãos Márcio e Marcelo recebem da Diagrama a homenagem por sua Excelente Gestão Empresarial 2009.


9/4/2010

Fundada em 11 de agosto de 1981 a Empresa Aquarius Usinagem e Estamparia, é referencia na indústria metalúrgica brasileira e principal fornecedora de peças da montadora Honda. Preocupando-se sempre com a qualidade de seus produtos e a excelência no atendimento aos seus clientes, garantem um crescimento contínuo e com isso a exigência de uma gestão diferenciada e especializada. Contando com o profissionalismo de pessoas como a Sra. Joana, Gerente Administrativa e o Diretor Sr. Maurício Soares da Silva a Empresa mantêm seu padrão de qualidade. Por sua prática evolutiva e sustentável a Diagrama tem a honra de fazer parte dessa história e homenageia-os por sua admirável Gestão Empresarial em 2009.


9/4/2010

Os analistas do mercado financeiro elevaram mais uma vez a estimativa de inflação para 2010. A projeção divulgada pelo boletim Focus é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo como meta, a taxa foi elevada de 5,16% para 5,18%.


O boletim Focus publica pesquisa semanal do Banco Central com analistas e investidores do mercado financeiro. No caso do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), a projeção passou de 6,82% para 7,14% e para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), de 6,54% para 6,80%. Foi mantida em 5,41% a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor na cidade de São Paulo (IPC-Fipe). Os preços administrados, que são estabelecidos por contrato ou por órgão público, tiveram um pequeno recuo em comparação à semana anterior, passando de 3,70% para 3,65%. A taxa de câmbio continua projetada para dezembro em US$ 1,80 e a taxa básica de juros (Selic) em 11,25% ano ano, com a média caindo no período de 10,09% para 10,06%.


A projeção para o crescimento da economia manteve-se em elevação e passou de 5,51% na apuração anterior para 5,52%, com a produção industrial elevando-se de 8,95% para 9%. Para a dívida ativa do setor público a estimativa ficou estável em 41,40% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de bens e serviços produzidos no país.


A expectativa para o déficit em conta corrente, um dos principais indicadores das contas externas, permanece em US$ 50 bilhões, com o saldo da balança comercial em US$ 10 bilhões e os investimentos estrangeiros diretos caindo de US$ 38,3 bilhões para US$ 38 bilhões.